O Desportivo Maputo recebe este sábado o 1º de Maio, em partida da quinta jornada da Liga Jogabets da cidade de Maputo. Os líderes das duas séries têm a possibilidade de somar mais três pontos esta semana e garantir de forma definitiva a passagem aos quartos-de-final da prova. No domingo teremos um apetecível Matchedje vs Maxaquene, num duro teste para as duas equipas.
Os jogadores “alvi-negros” não almoçaram na semana passada e acabaram goleados pela Black Bulls, por 6-1. O treinador João Cumbe denunciou as decadências e problemas internos, tendo dito que foi preciso ligar para cada um dos jogadores para que se fizessem ao campo. A direcção não gostou e demitiu o treinador, chamando para o seu lugar Sérgio Faife Matsolo, técnico experiente, com passagens por vários clubes renomados e, inclusive, campeão nacional pela Liga Desportiva de Maputo.
A era Sérgio Faife no Desportivo inicia já este sábado, quando defrontar o 1ºde Maio, no Campo do Costa do Sol. Será, de resto, uma partida em que os “alvi-negros” podem regressar às vitórias, depois de três jogos a perderem, e reentrar na rota da qualificação, embora a dependerem de outros.
Os “trabalhadores”, por seu turno, terão que redobrar os seus esforços para contrariar o Desportivo e, quiçá, começar a somar pontos nesta competição.
A pergunta que não quer calar é: será que a direcção já criou condições para os jogadores do Desportivo Maputo almoçarem e irem a jogo para vencer?
É que o Desportivo precisa, de todas formas, recuperar a auto-estima, os resultados e posições na tabela classificativa da Série A, sob pena de correr o risco de ser um “grande” a quedar-se precocemente numa prova, perante equipas que até época passada eram do escalão inferior ao seu.
No mesmo campo do Costa do Sol, os donos da casa recebem o Estrela Vermelha com todas as possibilidades de recuperar a vitória que escapou na jornada passada no último minuto, diante das Águias Especiais.
Sem poder ser um grande oponente para os “canarinhos”, o Estrela Vermelha terá que fazer das tripas o coração para contrariar o favoritismo do seu adversário, que tem a oportunidade de vencer e garantir desde cedo, nesta jornada, a passagem à fase do “mata-mata”.
Telinho tem a possibilidade de fazer mais golos e reentrar na lista dos melhores marcadores da prova, para sair com o prémio de melhor artilheiro. Os “alaranjados” querem somar pontos para continuar na zona das equipas com possibilidade de qualificação aos “quartos”.
LÍDERES A BUSCA DA QUALIFICAÇÃO
Na Série A, a Black Bulls e o Ferroviário de Maputo têm a possibilidade de garantir a qualificação esta jornada quando defrontarem o Ferroviário das Mahotas e o Vulcano, respectivamente. “Touros” e “locomotivas” da capital só precisam somar mais uma vitória para estarem na fase seguinte da competição.
Já as Águias Especiais, depois de terem criado dificuldades ao Costa do Sol na jornada passada, querem voltar a fazer das suas diante da Liga Desportiva de Maputo, que apesar de vir de três vitórias consecutivas, deverá mostrar suas forças do Moçambola para somar mais três pontos.
Uma jornada que irá, também, trazer algumas mexidas e decisões na prova de abertura do futebol da cidade de Maputo.
5ª JORNADA LIGA JOGABETS
Sábado, 12 de Março
Desportivo Maputo vs 1º de Maio
Estrela Vermelha vs Costa do Sol
Racing vs Mahafil
Fer. Mahotas vs Black Bulls
Nacional vs Académica
Águias Especiais vs LD Maputo
DOMINGO, 13 DE MARÇO
Vulcano vs Fer. Maputo
Matchedje vs Maxaquene
ATCM REALIZA PRIMEIRA PROVA DE KARTING E DRIFT RIVALS
O Kartódromo do Automóvel Touring Clube de Moçambique (ATCM) acolhe, no sábado e domingo, a primeira prova do campeonato de Karting e de Drift Rivals, Séries-2022.
As duas competições estão inseridas no calendário desportivo de 2022 do ATCM e serão disputadas de forma separada, de acordo com o Regulamento Desportivo Internacional aprovado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). De acordo com o regulamento, no final de cada corrida os vencedores serão premiados.
A primeira prova do Campeonato de Karting-2022 vai contar com a participação de 22 pilotos divididos em cinco classes nomeadamente, Bambino, Mini Max, Júnior Max, Sénior Max e F400.
No domingo terá lugar a prova do campeonato de Drift Rivals-2022, prova que vai contar com a participação de todos os pilotos que fizeram parte do campeonato passado, bem como de novos pilotos que este ano vão estrear-se no certame.
As duas competições estão abertas ao público obedecendo o protocolo sanitário e o manual de procedimentos do ATCM para ter acesso às infra-estruturas desportivas da agremiação, aprovado pela Secretaria de Estado do Desporto (SED) e pelas autoridades da Saúde.