Depois do sucesso alcançado nas três edições anteriores, a MozTech, maior feira de tecnologias de Moçambique, lançou, esta quarta-feira, a sua 4.ª edição, que irá decorrer nos dias 24, 25 e 26 de Maio de 2017, em Maputo, onde serão debatidas novas tendências e produtos relativos a oito temáticas: “Tendências do Digital”; “Internet of Everything”; “O Futuro do Entretenimento”; “Realidade Virtual e Realidade Aumentada”; “Marketing Digital”; “Comércio Electrónico”; “iCities” e “Empreendedorismo Tecnológico”.
O PCE da MozTech, Daniel David, disse, durante um breve discurso, que pretende que a 4.ª edição reforce as parcerias, garanta a continuidade da vida e dos negócios, reveja o modelo de governanção, criando uma configuração e modelo de gestão deste evento de forma participativa. Por seu turno, a vice-ministra da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, convidada a fazer uma breve apresentação sobre o Comércio Electrónico em Moçambique, Desafios e Oportunidades, referiu ser necessário criar-se um ambiente propício para o desenvolvimento do sector e que a MozTech pode, através da sua plataforma, ajudar nesse sentido.
Na perspectiva de poder contribuir para o desenvolvimento e transformação do país, os organizadores têm várias ambições, entre elas superar os níveis alcançados na última edição, para além de colocar ao dispor dos visitantes e participantes as últimas tendências tecnológicas. Foi dentro desta perspectiva que o director-executivo da MozTech, Enoque Jerónimo, desafiou os presentes para a uma nova experiência. “Com as ideias que trazemos, queremos fazer da MozTech um dos eventos tecnológicos reconhecidos a nível internacional”, afirmou.
A 4.ª edição da MozTech pretende afunilar o debate sobre a era digital e o impacto da tecnologia na vida dos cidadãos e nos negócios, analisando ainda as implicações da tecnologia para o desenvolvimento de Moçambique. A edição 2017 traz algumas inovações, a primeira das quais será o novo local escolhido para acolher os debates dos diferentes painéis. Os três dias serão vividos no Centro Internacional de Conferência Joaquim Chissano e haverá uma forte aposta em oradores internacionais, numa clara intenção de cruzar ideias de fora que possam desenvolver o país. Outro novo conceito é o “MozTech City”, um espaço no qual, durante três dias, os participantes poderão viver numa atmosfera de serviços tecnológicos com todo o apoio de serviços indispensáveis. Um espaço para fazer negócios, onde patrocinadores e expositores poderão cruzar ideias.
A edição 2017 traz, ainda, muitos temas actuais, que obrigam a que os debates se ajustem à actualidade. O avanço da tecnologia faz mudar a forma como o consumidor vive as suas experiências. “Realidade Virtual, Realidade Aumentada” procurará debater sobre as mudanças no futuro.