A selecção nacional (Mambas) ainda tem a possibilidade de se qualificar para o Campeonato Africano de Futebol (CAN). O empate, esta terça-feira, entre o Ruanda e o Benim, a uma bola, beneficiou o combinado nacional, que continua na segunda posição, com quatro pontos.
A partida entre o Ruanda e o Benim “roubava” a atenção dos Mambas, na medida em que uma vitória da selecção do país de Paul Kagame colocava uma enorme pressão à turma moçambicana.
É que o Ruanda, que à entrada da quarta jornada somava dois pontos, caso tivesse vencido a partida diante do Benim, passaria para a segunda posição, com cinco pontos, menos um que o combinado nacional, que um dia antes averbou a segunda derrota diante do Senegal, por uma bola sem resposta, no Estádio Nacional do Zimpeto.
O empate entre Ruanda e Benim beneficia, de alguma forma, os Mambas, numa altura em que faltam duas jornadas por serem disputadas rumo ao CAN.
O jogo, que teve lugar no recém-reinaugurado Kigali Pelé Stadium, começou com os visitantes a chegarem ao golo aos 12 minutos, por intermédio de Dossou, gelando a bancada dos ruandeses. Jogando em casa e com a responsabilidade de fazer a diferença, o Ruanda viria a empatar a partida à passagem do minuto 71, através de Manzi.
O Benim é o último classificado do Grupo L, com dois pontos, menos 10 que o já apurado Senegal (12).
TUDO A FAVOR DOS MAMBAS
Para continuar a sonhar com uma possível qualificação para a mais prestigiada prova de futebol ao nível do continente africano, a selecção nacional é obrigada a vencer as próximas duas partidas, a começar pelo jogo diante do Ruanda, no dia 12 de Junho próximo. Esse é, no mínimo, o resultado seguro para o combinado nacional.
A partida contra os ruandeses será de capital importância para os Mambas, que lutam por uma vaga no CAN, competição na qual não participa desde 2010. O combinado nacional terá, de resto, uma deslocação difícil a Kigali, onde só a vitória lhe interessa, de modo a continuar a sonhar.
As duas selecções empataram a uma bola na ronda inaugural do Grupo L, no Estádio Nacional do Zimpeto. Na última jornada da fase de qualificação, os Mambas vão defrontar, em casa, o Benim, adversário que vencera a uma bola na segunda jornada, com o único tento a ser apontado por Geny Catamo. Jogando em casa e diante do seu público, os Mambas têm a obrigação de vencer o Benim, um adversário que, mesmo estando na última posição da tabela classificativa, já demonstrou ser uma selecção compacta.
Ora, as contas do combinado nacional para garantirem a qualificação para CAN não param apenas nas vitórias. Em caso de empates contra Ruanda e Benim nas duas últimas jornadas e possíveis derrotas das duas selecções contra o Senegal, os Mambas podem terminar a prova com seis pontos.
Na corrida para o CAN 2010, o combinado nacional garantiu a qualificação em casa, no Estádio da Machava, vencendo a Tunísia por uma bola sem resposta, golo apontado por Dário Monteiro. Em caso de um triunfo contra o Ruanda em Junho, os Mambas podem repetir essa proeza, bastando vencer o Benim no Estádio Nacional do Zimpeto.
Grupo L
Resultados da 4ª Jornada
Moçambique – Senegal (0-1)
Ruanda – Benim (1-1)
Próxima Jornada (12 de Junho)
Ruanda – Moçambique
Benim – Senegal
Classificação
J V E D G P
Senegal 4 4 0 0 10-2 12
Moçambique 4 1 1 2 3-7 4
Ruanda 4 0 3 1 3-4 3
Benim 4 0 2 2 3-6 2