Terminou, este sábado, a segunda sessão ordinária do Comité Central da Frelimo. No discurso de encerramento, o presidente do partido, Filipe Nyusi, disse que o debate sobre a viabilidade das eleições autárquicas será alargado e a decisão deverá ter como finalidade beneficiar o povo moçambicano.
A segunda sessão do Comité Central da Frelimo decorreu entre sexta-feira e sábado na Escola Central do partido, na cidade da Matola, e visava, entre outros objectivos, analisar a saúde interna, discutir o relatório da Comissão Política, o plano quinquenal do partido 2022–2027, o plano de actividades e orçamento para o presente ano e avaliar o desempenho dos municípios dirigidos pelo partido.
No seu discurso de encerramento, o presidente do partido, que é também Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, fez saber que um dos pontos discutidos foi a realização ou não das eleições distritais, afirmando que o debate será extensivo.
“Nesta sessão, recolhemos sensibilidades valiosas sobre a viabilidade ou não da realização das eleições distritais em 2024. Trata-se de um debate que vai continuar a nível interno do partido e dinamizaremos os debates a nível da sociedade. O pedido da bancada da Frelimo de revisão das leis 2 e 3/2019 de 31 de Maio deve ser entendido como forma de criar mais espaço para o debate antes da marcação da data para a realização das eleições”, disse Nyusi, acrescentando que a decisão tomada deve estar baseada em questões estruturais, funcionais e de sustentabilidade económica do país.
“Há que olhar, também, para a satisfação dos interesses dos moçambicanos nas zonas rurais, suburbanas e urbanas e, acima de tudo, queremos uma decisão que assente no amplo consenso da sociedade, pois se trata de uma matéria que transcende o interesse dos partidos políticos”.
Sobre o desempenho dos municípios, numa altura em que o país se prepara para as eleições autárquicas, previstas para 11 de Outubro do corrente ano, Nyusi afirmou que as 44 autarquias dirigidas pelo partido Frelimo no país registaram crescimento assinalável no que diz respeito ao cumprimento dos manifestos eleitorais.
“O empenho das nossas bancadas, dos nossos edis e outros quadros da gestão municipal permitiu que lográssemos resultados satisfatórios, demonstrando aos munícipes que quando a Frelimo promete cumpre”.
Apesar dos avanços já registados, Filipe Nyusi recomendou aos dirigentes dos municípios: “redobrem esforços para a contínua melhoria das condições de bem-estar dos munícipes”.