O País – A verdade como notícia

Venezuela: China admite manter contacto com “todas as partes” no conflito

O Governo chinês afirmou hoje (01) que mantém contacto com "todas as partes" envolvidas na crise política da Venezuela, alterando assim a posição manifestada, na semana passada, quando vincou o seu apoio à Nicolás Maduro.

O porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Geng Shuang disse que a China "está pronta para trabalhar com todas as partes" e que a cooperação entre os dois países "não deve ser afetada pelo desenvolvimento da situação". 

"Mantemos contactos estreitos com todas as partes através de vários canais", revelou Geng Shuang. 

Questionado sobre a possibilidade de uma mudança de Governo na Venezuela afectar o reembolso da dívida de Caracas a Pequim, o porta-voz afirmou que "a China vai continuar a defender os princípios da igualdade, benefício mútuo e prosperidade comum, para melhorar a cooperação e comunicação com a Venezuela em todas as áreas ".

Na semana passada, a China expressou o seu apoio ao Governo venezuelano liderado por Nicolás Maduro e lamentou a "intromissão nos assuntos internos" do país pelos Estados Unidos, depois de Washington ter reconhecido o líder provisório autoproclamado, Juan Guaidó.

Na altura, a porta-voz da diplomacia chinesa lembrou que "em 10 de janeiro, a China, e muitos outros países e organizações internacionais, enviaram representantes à cerimónia de posse do Presidente", referindo-se a Maduro.

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.

Nicolás Maduro, 56 anos, no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos