O País – A verdade como notícia

Nyusi inaugura centro de formação profissional na Zambézia

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou hoje, no distrito de Morrumbala, província da Zambézia, o Centro de Formação Profissional de Morrumbala, avaliado em perto de um milhão de dólares, fundos do Orçamento de Estado. A infra-estrutura é moderna e tem capacidade para 150 formandos.

Entrou em funcionamento, esta quinta-feira, no distrito de Morrumabala, província da Zambézia, o Centro de Formação Profissional do Instituto e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC). A infra-estrutura, que está localizada no bairro Zaone num espaço de três hectares, conta com dois pavilhões com equipamentos modernos e tem capacidade para 150 formandos.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou o empreendimento avaliado em cerca de um milhão de dólares, fundo do Estado moçambicano. Recebeu explicação de como funciona e depois visitou as infra-estruturas. Interagiu com os estudantes do IFPELAC e, depois, dirigiu-se aos presentes na cerimónia.

O Presidente da República destacou o investimento feito pelo Estado para a construção de um empreendimento e com equipamentos modernos. Nyusi disse que a juventude e a população no geral devem valorizar a infra-estrutura, para que não seja vandalizada.

“Este centro é um grande contributo para a transformação da Zambézia. Num país como o nosso, que tem desafios por enfrentar, a formação profissional é uma ferramenta para resolução destes desafios ao nível do indivíduo, da família e da comunidade. Quem tem emprego ou uma fonte segura e honesta de rendimento, dificilmente pode ser aliciado para o mundo do crime, como o terrorismo. É pela importância que damos à formação profissional, que decidimos deslocar-nos a este ponto do país, para, junto da população de Morrumabala, regozijarmos do trabalho que estamos a realizar em prol da educação profissional dos moçambicanos”, disse Filipe Nyusi.

Serralharia civil, canalização e electricidade são cursos que serão ministrados no instituto de Morrumbala. O Presidente da República destacou o saber fazer como competência que cada estudante terá de obter depois da formação.

“Por isso, estamos confiantes porquanto daqui podem sair jovens preparados para construir e reparar estruturas metálicas especializadas, capazes de reparar e instalar sistemas de electricidade e de canalização quer de residências, quer de instalações residenciais a industriais, para dar resposta às demandas do distrito, província e país, em termos de obras qualificadas destas áreas”, precisou o Presidente da República.

A entrada em funcionamento daquele instituto coincide com a abertura solene do início das aulas de formação profissional 2022/2023 à escala nacional, que, este ano, poderá contar com cerca de 16 mil formandos em diversos cursos.

Para este ano, o Chefe de Estado fez anúncio de 187 bolsas de estudo para pessoas com deficiência, carenciadas e raparigas. Na ocasião, Filipe Nyusi fez saber que o país já formou mais de 15 300 jovens moçambicanos em diversos cursos profissionais.

O país conta com uma rede de 25 centros de formação profissional, que já graduaram mais de 15 mil moçambicanos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos