Um incêndio de grandes proporções destruiu, na tarde desta quinta-feira, na Cidade de Maputo, um armazém com vários produtos alimentares. Sem registo de danos humanos, testemunhas dizem que o fogo foi provocado por um curto-circuito.
O cenário era desesperador, para os proprietários dos armazéns bem como para os das casas vizinhas, pois o fogo era intenso, de tal forma que quanto mais o vento soprava, mais se alastrava para as instalações vizinhas.
No interior do armazém, havia produtos como arroz, óleo, sabão e outros que ficaram totalmente destruídos.
Testemunhas contam que tudo começou por volta das 14h, depois de uma “faísca” provocada por uma máquina de soldadura.
Os bombeiros foram chamados, mas, segundo relatos, só chegaram 45 minutos depois. O atraso fez com que populares usassem baldes e outros recursos para tentar debelar o fogo, mas, devido ao tipo de produtos no interior do estabelecimento, eram necessárias outras medidas.
Apesar dos esforços dos bombeiros, que tiveram que mobilizar três viaturas, o fogo alastrou-se para outros armazéns, obrigando à retirada dos produtos.
Nesse processo de retirada, houve quem, ao invés de ajudar, se aproveitou da ocasião para roubar.
O proprietário de um dos armazéns lamenta o facto de escapar do fogo para ser lesado por quem devia ajudar.
Os bombeiros estiveram no local para controlar a situação, mas, até à saída da nossa reportagem, os três armazéns continuavam em chamas.