Sudecar Novela culpa o Conselho Municipal de Maputo pela deterioração de produtos. Para si, a solução para o problema passa por garantir sistema de refrigeração, mas a edilidade promete e não cumpre.
Novo ano, velhos problemas. Há produtos a deteriorar-se no Mercado Grossista do Zimpeto.
Para o presidente da Associação dos Mukheristas, o problema ficaria ultrapassado com a construção de infra-estruturas com sistemas de refrigeração nos mercados.
“Há produtos que, quando conservados em locais frescos, duram por mais tempo, como é o caso da batata, mas, como não há nesses locais, estamos a assistir à deterioração constante de mercadoria. Um mercado precisa de infra-estruturas com sistema de refrigeração”, explicou Sudecar Novela.
Os “mukheristas” dizem estar a somar prejuízos ciclicamente e estão agastados com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, que promete soluções e não as cumpre.
“Há promessas, mas, na prática, não acontece nada. No dia em que o Conselho Municipal levantar-se para erguer estas infra-estruturas (com sistema de refrigeração), teremos mais certeza de que toda a mercadoria que for adquirida será vendida”, disse.
Enquanto isso não acontece, a solução encontrada pelos vendedores, para minimizar as perdas, é baixar os preços ou vender os produtos ao mesmo preço de compra, ainda assim saem lesados devido a despesas que têm a ver com o transporte da mercadoria, pagamento de direitos aduaneiros e outros custos envolvidos no processo de importação dos produtos.