Pessoas com doenças como a asma, hipertensão arterial e cardíacas podem ter complicações de saúde devido ao calor intenso que se faz sentir na Cidade e província de Maputo nos últimos dias. O alerta é da médica de clínica geral do Hospital Central de Maputo, que aponta a hidratação como uma das saídas.
São simples hábitos que mantém o corpo saudável, principalmente, em dias de calor intenso.
“ Primeiramente beber água para desidratar, ficar em lugares frescos, um lugar onde a pele não ira queimar ” diz a banhista da praia da Costa do Sol, na Cidade de Maputo, Deolinda Cumbe.
Já Flávio Simone gosta de praticar exercícios físicos para se manter em forma e toma cuidado com as altas temperaturas e tem as suas estratégias.
“ Costumo correr, fazer alguns exercícios físicos e tenho feito isso a partir das 19 horas por causa do calor e, é, também, uma hora morta, o sol não está no auge” disse o banhista.
Nos últimos dias, os termómetros têm apontado para altas temperaturas na Cidade e província de Maputo. E, sendo assim, pessoas com doenças como asma, hipertensão arterial e doenças cardíacas arriscam-se a ter complicações de saúde.
“ As temperaturas muito altas criam um estado de desidratação que pode se tornar grave quando o indivíduo não consome ou não se hidrata, ou seja, repõe a perda do líquido que perdeu”, explicou a médica clínica geral do Hospital Central de Maputo, Amila Fábula.
E os mais vulneráveis não são apenas os que têm doenças crónicas.
“São as idades extremas e falo de crianças ou bebês, idosos, jovens também, sobretudo aqueles que praticam exercícios físicos, porque a temperatura aumenta principalmente quando se expõem ao sol” disse Amila Fábula.
E que cuidados ter com a saúde numa altura onde o calor já se faz sentir no país?
“ Ventilar bem a casa, abrir as portas e janelas mas também tendo o cuidado com os mosquitos sobretudo por tratar-se de uma época caracterizada por chuvas, e os mosquitos estão a espreita, outra forma é consumir muitos líquidos, frutas como a melancia que contém muito líquido e é ideal, estamos numa altura em que se aproxima a época de festas e é importante referir que o álcool não hidrata o nosso corpo ” acrescentou Fábula.
A médica de clínica geral do Hospital Central de Maputo alerta que em caso de febres causadas por altas temperaturas desaconselha-se a automedicação, devendo consumir-se líquidos e permanecer em lugares frescos.