O País – A verdade como notícia

Taxas de exame: MINEDH diz que regulamento prevê 30 e 50 Meticais

Foto: O País

O vice-ministro da Educação diz que não tem conhecimento do agravamento das taxas de exames, de 30/50 para 300 Meticais, em algumas escolas da província de Maputo. O MINEDH diz que a iniciativa terá partido das escolas.

Após o “O País” noticiar o aumento das taxas de exames, da décima e décima segunda classes, em algumas escolas da Província de Maputo, o vice-ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Bazo reagiu, esta segunda-feira, afirmando que a medida foi tomada sem o conhecimento do Ministério que representa.

“Não temos informação oficial. O que se pode avançar é que as taxas de exame, de acordo com os decretos, variam de 30 a 50 Meticais, para a 10a e 12a classes, respectivamente”, explicou Bazo.

Entretanto, a Direcção Provincial da Educação em Maputo afirmou que a eclosão da COVID-19 obrigou o aumento dos centros de realização de exames e, consequentemente, o agravamento do valor das taxas.

“Iremos aferir a situação e tentar compreender. Provavelmente seja uma iniciativa das próprias escolas”, acrescentou o vice-ministro da Educação.

A taxa de exame é a condição para que os alunos realizem as avaliações finais. A Direcção Provincial da Educação em Maputo explicou que o valor é destinado ao reforço das despesas de alimentação e transporte dos professores e compra de material informático.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos