O País – A verdade como notícia

Buracos “teimam” em não sair das estradas de Maputo

Foto: O País

Na Cidade de Maputo, apesar de algumas intervenções nas principais avenidas que estão degradadas, prevalecem buracos profundos noutras vias importantes para a circulação de viaturas, situação que preocupa os utentes.

Conforme o clamor da degradação acentuada da EN1, retratado, em reportagem, pela STV e pelo “O País”, há, nas estradas da Cidade de Maputo, velhos e novos buracos, situação que precisa de ser resolvida.

Os novos buracos já chegaram a Zimpeto, onde a principal estrada de acesso ao terminal rodoviário tem uma das faixas de rodagem cortada. Jamal Abudo, um dos automobilistas abordado pela reportagem do “O País”, hoje, à saída de Zimpeto, deplorou as actuais condições da estrada.

“Em relação a estes buracos, aqui no Zimpeto, a situação é muito crítica. Quando chove, não há passagem. Mesmo agora, sem chuva, não há passagem. Não sei o que o Município de Maputo faz com dinheiro, porque não repara nada”.

No meio da avenida Marien Ngouabi, o pneu sinaliza a fuga de água de esgotos e, numa parte da avenida Joaquim Chissano, os buracos aumentam cada vez mais. Foi mesmo na avenida Joaquim Chissano onde encontramos Orlando Massango, que conduzia o seu camião de carga, tendo saído da Matola para a Cidade de Maputo. Ele exige que as autoridades municipais reabilitem aquela importante via.

“A suspensão dos nossos carros sofre, e muita coisa não dura por causa destes buracos. As autoridades exigem muito a inspecção de veículos, mas as estradas não estão em [boas] condições”

Isidro Naife, condutor de transporte semi-colectivo, diz ser difícil trabalhar nas actuais condições daquela rodovia. “O meu trabalho de transporte de passageiros não vai tão bem e, com as condições da estrada, fica ainda mais complicado, porque a via fica intransitável.”

O Município de Maputo reitera que precisa de mais dinheiro para intervir nas estradas da urbe, uma vez que, neste momento, está a intervir nalgumas das principais avenidas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos