O tsunami que ocorreu na Indonésia, na ilha de Célebes, na sequência de um terramoto, já fez 832 vítimas mortais, número que poderá vir a subir nas próximas horas, de acordo com o Notícias ao Minuto.
O mais recente balanço das autoridades, actualizado este domingo, indica que são 832 vítimas mortais na Indonésia.
Segundo as Autoridades, este número poderá ainda vir a subir nas próximas horas. No total, 821 pessoas morreram em Palu, cidade com cerca de 350.000 habitantes na costa oeste de Celebes, e o óbito de 11 vítimas foi confirmado em Donggala. Há ainda 540 feridos a serem assistidos nos hospitais locais.
O The Guardian refere que o acesso a equipamento que poderá ajudar a resgatar eventuais vítimas com vida é limitado, o que tem dificultado as operações de resgate. E segundo o porta-voz da Agência de Gestão de Desastres na Indonésia, Supoto Purwo Nugroho, revelou que "há ainda muitos corpos que estão sob os escombros e aos quais ainda não conseguimos chegar".
O sismo ocorreu na sexta-feira, com uma profundidade de dez quilómetros, e a 56 quilómetros a nordeste de Donggala, na ilha de Celebes, segundo o Centro Geológico Norte-americano (USGS, sigla em inglês).
A Indonésia é frequentemente afetada por sismos por se encontrar no 'Anel de Fogo do Pacífico', um círculo de vulcões e falhas sísmicas na bacia do Pacífico.