O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve de visita este domingo à província de Manica, onde participou das cerimónias de encerramento do primeiro curso de formação militar de moçambicanos que deverão, num futuro breve, deslocar-se para a província de Cabo Delgado, para combater os insurgentes.
De Sousa, que assistiu à simulação de treinos militares, disse ter ficado bastante impressionado com a qualidade demonstrada pelos formados, desde aspectos técnicos a tácticos, entre outras particularidades que definem ser bom combatente.
“Sei, também, que, além das qualidades militares, tiveram uma formação humana, a pensar nas populações civis que vão servir. Porque vão trabalhar para a sua protecção, respeitando os Direitos Humanos. Essa formação, tão completa em tão pouco tempo, mostra a qualidade de um militar moçambicano”, disse.
O Estadista português assegurou, por outro lado, que a cooperação entre Moçambique e União Europeia veio para ficar, sobretudo no combate ao terrorismo.
“Uma coisa é certa. Moçambique conta sempre com a União Europeia neste ataque ao terrorismo, concretamente resposta militar qualificada, rápida porque se trata de uma força de reacção rápida e de intervenção imediata”, disse.
Além de treinos, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, a União Europeia vai enviar, nos próximos dias, material de guerra não letal, destacando como exemplos, botas, capacetes e viaturas que deverá ser usado no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.