O País – A verdade como notícia

Instituições de ensino superior enfrentam dificuldade na colecta de dados

A directora nacional do ensino superior, Eugénia Cossa, disse, esta quinta-feira, em Maputo, que dificuldades na colecta de dados estatísticos do ensino superior constitui uma barreira para avaliar o nível de abrangência de instituições do ensino superior no país. Eugénia Cossa Falava no Seminário de Estatísticas e 1Indicadores do Ensino Superior.

A dificuldade na recolha de dados estatísticos do ensino superior no país é um dos pontos de agenda que reúne Governo, instituições do ensino superior e Instituto Nacional de Estatística (INE) no seminário sobre Estatísticas e Indicadores do Ensino Superior, com duração de dois dias.

Segundo a directora nacional do ensino superior, Eugénia Cossa, este facto constitui um entrave para a avaliação da abrangência das instituições do ensino superior no país, pois “suspeitamos que os dados não são fiáveis, porque cada instituição de ensino superior tem dificuldades de fazer a recolha dos seus próprios dados estatísticos, nos apresentam de várias maneiras, o que torna difícil para nós congregarmos os dados que são canalizados ao INE”.

Como forma de se ultrapassar esse aspecto, o Governo recebeu do Banco Mundial, através do projecto Hest, componente do ensino superior, cerca de 42 milhões de dólares, que além de apoiar na recolha de dados estatísticos poderá contribuir na formação de docentes do ensino superior.

“Esses 42 milhões de dólares, não contemplam somente a componente do ensino superior. Temos outras componentes. Este projecto ajuda-nos na formação do corpo docente de instituições do ensino superior, na realização de seminários sobre indicadores do ensino superior”, disse Eugénia Cossa.

Desde o seu início em 2015, o projecto Hest, componente do ensino superior melhorou a formação do corpo docente no país. De acordo com a Eugénia Cossa, até 2017 o país contava com cerca de 5 mil docentes do ensino superior, dos quais cerca de 50% ainda possui o nível de licenciatura. Daí que, “a aposta do Governo, através de vários organismos que têm nos apoiado na componente do ensino superior, é formar estes docentes para elevar o seu nível académico, pois o ensino superior é para formar licenciados e um licenciado não pode ser formado por um outro licenciado”.

Apesar do projecto estar no fim, Eugénia Cossa assegurou que o Governo não vai parar com as actividades, pois fazem parte do plano de desenvolvimento do ensino superior.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos