O País – A verdade como notícia

Bacias hidrográficas abaixo do nível de alerta

De acordo com o Boletim Hidrológico Nacional (BHN) da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos emitido esta segunda-feira, 7 de Fevereiro, referente às últimas 24 horas, houve registo de chuva fraca à moderada na rede nacional de observação hidroclimatológica, destacando-se as bacias dos rios Zambeze em Morrumbala (75.0mm), Derre (32.5mm) e Fíngoè (18.2mm); Púngoé em Mafambisse (24.7mm), Metuchira (20.5mm) e Vila de Gorongosa (16.0mm); Licungo em Tacuane (11.2mm); Rovuma em Mussoma (20.3mm) e Msawize (12.6mm).

Em conformidade com a mesma fonte, na região Centro do país, as bacias hidrográficas dos rios Púnguè em Mafambisse e Zambeze em Caia e Marromeu registam nível hidrométrico oscilatório com tendência a baixar, mantendo-se acima do nível de alerta. Já no Sul, a bacia hidrográfica do rio Maputo em Madubula regista oscilação do nível hidrométrico com tendência a baixar, face à redução do escoamento de montante, mantendo-se em alerta. O BHN conclui que as restantes bacias registam níveis oscilatórios com tendência a baixar, mantendo-se abaixo do alerta.

Em relação ao enchimento das principais albufeiras, o BHN refere que registam enchimento que varia entre 60% e 100%, de Sul a Norte. Tal tendência também se regista nas bacias hidrográficas ou albufeiras de países vizinhos.

Assim, a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê um nível hidrométrico oscilatório com tendência a baixar, mantendo-se acima do alerta nas bacias dos rios Púnguè em Mafambisse, Zambeze em Caia e Mutarara, e Maputo em Madubula, nas próximas 72 horas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos