Numa cena típica dos filmes de Hollywood, três reclusos encarcerados na cadeia provincial da Zambézia escapuliram-se este domingo, numa altura em que decorria o almoço por volta das 15 horas. O porta-voz da maior unidade penitência da província confirmou ao jornal “O País” a ocorrência.
Zacarias Ângelo contou que, no período do almoço dominical, o vigilante em serviço, na tentativa de sair do sol para uma sombra, os reclusos em referência introduziram-se para um gabinete e pela janela saíram. Na altura, ninguém se apercebeu. Sobre os reclusos em causa pesa o envolvimento no crime de tráfico de drogas e estupefacientes.
“Nós temos algumas alas dentro da cadeia. Estes estavam na ala D. quando se observava o almoço, eis que os mesmos se aproveitaram da desatenção do nosso colega. Estava muito sol, este pretendia encontrar uma sobra. Os três viram o movimento e entraram para um dos nossos escritórios nas proximidades do local da refeição. Entraram e foram para a janela de onde saíram”, disse o porta-voz informado que a referida janela não está gradeada e não apresenta segurança necessária.
Entretanto, até ao fecho da nossa reportagem, indicações davam conta da neutralização de um dos três no distrito de Milange, fronteira com o vizinho Malawi. Procedimentos decorriam para o transporte deste de lá para a cadeia provincial localizada na capital da Zambézia, Quelimane.