A Montepuez Ruby Mining (MRM), investiu 1,2 milhões de dólares norte-americanos na formação de jovens locais, no âmbito do Programa de Reassentamento, segundo noticia o comunicado de imprensa enviado à nossa redacção, nesta terça-feira.
São no total 100 jovens, numa primeira fase, que beneficiaram da formação, divididos pelas seguintes áreas, 50 pedreiros, 25 canalizadores e 25 carpinteiros. 64 dos formandos vêm da aldeias de Nthoro, 17 da aldeia de Mpene, 11 de Namanhumbir e oito de Nanhupo A e B, de acordo com Valentim Mendes, Coordenador da Centro de Formação Profissional (VTC) de Namanhumbir.
"O VTC dará formação aos habitantes locais para que eles possam fazer parte da força de trabalho contratada localmente, envolvida na construção da vila de reassentamento do MRM", referencia o comunicado.
A iniciativa é implementada pela Montepuez Ruby Mining (MRM), em parceria com o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), coordenado pelo programa de formação profissional VTC.
O porta-voz da MRM, Hemant Azad, afirmou que esta formação trará benefícios individuais para cada formando, para o distrito de Montepuez e para o país.
O VTC faz parte do Programa de Reassentamento da MRM e disponibiliza cursos de formação profissional de curto prazo nas áreas de alvenaria, carpintaria, canalização, instalação eléctrica, administração de empresas, agricultura, pintura, arte, soldagem e operação de máquinas pesadas.
Os cursos terão a duração de três a quatro meses com 100 pessoas cada, resultando em 300 pessoas sendo treinadas anualmente.