O País – A verdade como notícia

Forças do Botswana partiram hoje para Moçambique

As forças do Botswana, que vão juntar-se às tropas da SADC, partiram na manhã de hoje de Gaborone para Moçambique.

A partida da força do Botswana é confirmada num comunicado de imprensa da Presidência do Botswana que refere o Aeroporto Internacional Sir Seretse Khama como ponto de saída.

“Sua Excelência o Presidente da República do Botswana e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, Mokgweetsi Masisi, despede-se de um contingente das Forças de Defesa do Botswana na partida para Moçambique”.

 A saída das forças aconteceu na manhã desta segunda-feira as 10 horas. “As Forças de Defesa do Botswana (BDF), como parte da força em Estado de Alerta da SADC, enviam homens para o apoio regional à República de Moçambique no combate a ameaça de terrorismo e actos de extremismo violento na região de Cabo Delgado, no norte do país, como um elemento da Missão da SADC em Moçambique”.

O comunicado assume que as Forças de Defesa do Botswana trabalharão com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e outras forças da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, incluíndo países que têm acordos bilaterais com a República de Moçambique, a exemplo das forças do Ruanda.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos