O País – A verdade como notícia

IFPELAC lança ao mercado 28 técnicos médios em Economia do Trabalho

O Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) graduou, esta sexta-feira, 28 técnicos médios em Economia do Trabalho.

Os técnicos estão habilitados para trabalhar nas áreas de Recursos Humanos, Administração, Higiene e Segurança no Trabalho, Planificação, Controlo de qualidade, Estatística Económica, dentre outras. E podem, igualmente, optar por via de empreendedorismo nas áreas da sua formação.

A cerimónia de graduação foi dirigida pela Directora-geral adjunta do IFPELAC, Ester Macamo e contou com a presença de quadros da Administração do Trabalho ao nível central, IFPELAC, INEP, parceiros sociais, pais e encarregados de educação dos graduados entre outros convidados.

 “A graduação dos actuais técnicos ocorre num período de reformas do Sector de Formações do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, com primazia para a Formação Profissional e não para o Ensino Técnico Profissional que está sob alçada da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), daí que o presente curso esteja em processo de extinção nos actuais moldes”, diz um comunicado do MITESS.

Intervindo na ocasião, a Directora-geral adjunta desafiou os graduados a serem proactivos e apostarem no auto-emprego como forma de sanar a falta de emprego.

Ester Macamo referiu ainda que apesar do curso de Economia de Trabalho estará ser extinto nos moldes actuais, não significa que o IFPELAC não possa optar por este tipo de formação em moldes profissionais, visto que o mesmo responde a uma necessidade da Administração do Trabalho.

Na sua mensagem, os graduados garantiram estar preparados para enfrentar o mercado de trabalho, tanto como empregados de outrem, assim como enveredar pelo auto-emprego, pois as ferramentas recebidas durante os três anos de formação derem bases fundamentais para conquistarem o seu espaço.   

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos