Arranca hoje a VI sessão ordinária da VIII legislatura da Assembleia da República (AR).
A abertura será em sessão solene que compreenderá os discursos das chefias das três bancadas parlamentares, nomeadamente, Margarida Talapa (Frelimo), Ivone Soares (Renamo) e Lutero Simango (MDM) e da presidente da AR, Verónica Macamo.
A sessão, que hoje abre, tem na sua agenda 29 matérias que têm como principal novidade, a análise, pelo Parlamento, do relatório do desempenho do Conselho de Ministros, situação vai acontecer pela primeira vez na história da democracia multipartidária.
Para além deste ponto, a VI sessão, cujo término está agendado para 15 de Dezembro, será marcada pela discussão e análise da proposta do Plano Económico e Social (PES) e do Orçamento do Estado para 2018, o informe do Presidente da República, sobre o Estado Geral da Nação, para além de algumas leis ordinárias que já deram entrada para a respectiva análise e aprovação.
A sessão inicia ao fim de cerca de três meses de interregno de plenárias, para dar espaço aos trabalhos dos deputados nos respectivos círculos eleitorais.