A ex-vice-presidente norte-americana e concorrente nas últimas eleições presidenciais inicia acções de campanha para as eleições intercalares de Novembro, que determinam a composição da Câmara dos Representantes, do Senado e Cargos locais. Kamala Harris pretende, enquanto isso, avaliar a possibilidade de voltar a disputar a nomeação presidencial democrata em 2028.
A primeira deslocação de Kamala Harris para a campanha para as eleições intercalares de Novembro será ao Michigan, onde participará numa iniciativa de apoio a Abdul El-Sayed, candidato democrata ao Senado.
A escolha do Michigan tem particular significado político para Harris, segundo revelou a imprensa internacional, uma vez que foi um dos sete Estados decisivos que perdeu para o actual Presidente Donald Trump nas eleições presidenciais de 2024 e integra agora o grupo de seis Estados que iniciarão o próximo processo de escolha do candidato democrata à Casa Branca.
A ex-vice-presidente norte-americana continua a ser uma das figuras mais conhecidas do Partido Democrata, mas uma eventual nova candidatura divide dirigentes e militantes da formação política, depois de não ter conseguido derrotar Trump quando substituiu Joe Biden na corrida presidencial de 2024.
A deslocação ao Michigan poderá também expor divergências internas do Partido Democrata, particularmente em torno da guerra na Faixa de Gaza.
Além do Michigan, Harris deverá participar em acções de campanha no Nevada e na Geórgia.