Há cada vez mais consciência sobre a adopção e cumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19 no seio dos vendedores dos mercados da Matola. Alguns vendedores adoptaram medidas de rotatividade para reduzir o risco de contaminação do coronavírus.
Os vendedores do mercado 7 de Abril, localizado no Bairro Khongolote, no município da Matola inovaram para prevenir-se da COVID-19. Devido à movimentação de muitas pessoas, o mercado representa um potencial risco para a transmissão do novo coronavírus.
Cientes disso, os vendedores daquele mercado adoptaram a rotavidade para reduzir a permanência nas bancas e, consequentemente, reduzir os riscos de contágio. Uma medida que é encarada com optimismo. Por isso Rosa que mexia nas hortícolas e tubérculos para a venda na sua banca. Ela conta ao "O País" como encarou essa medida. "Os chefes do mercado optaram em dar essa ideia para que vendessem um dia sim um dia não. Achei a ideia interessante, pois estamos todos a prevenir-se da CIVID-19".
Lúcia Manguele uma das mais antigas vendedeiras daquele mercado, ela cuidadosamente arrumava a sua banca onde vende um pouco de tudo, pois é a vez dela de vender e no dia seguinte vai ceder lugar a quem hoje não está a trabalhar. Conta que conhece e segue rigorosamente as medidas de prevenção. "Nos temos usados mascaras mesmo para aqui no nosso trabalho, desinfectamos, lavamos as mãos temos tambores e baldes. Em casa explicamos os filhos e outros membros da família para melhor se prevenir desta doença". Disse dona Lúcia que enquanto gravava a entrevista intercalava com o entendimento aos clientes que vinham em fila obedecendo o distanciamento social.
Entretanto no seio dos utentes do mercado nem todos encaram com seriedade do uso da mascara mesmo sendo obrigatório quando se vai a locais de muita concentração de pessoas. Adosinda é disso o exemplo. Ela conta que não usou mascaras porque veio de carro para aquele local.
E para reforçar as medidas de prevenção em locais de maior concentração a Assembleia municipal da Matola entregou um túnel de desinfecção em massa ao mercado 7 de Abril em Khongolote. A iniciativa resultou mobilizou os membros da Frelimo, Renamo e MDM junto dos membros das três formações politicas. Vasco Mutisse presidente daquele órgão legislativo autárquico desdramatiza as divergências ideológicas e politicas tendo referenciado que o importante neste momento e salvar a vida dos munícipes. " Conseguimos unirmo-nos porque aqui não há partido A, B ou C na verdade estamos defendemos os interesses dos munícipes da Matola" disse Mutisse que estava ladeado dos três chefes das bancadas que formam a Assembleia Municipal da Matola.
Refira-se que até ao momento o Município da Matola já instalou 12 túneis de desinfecção em massa.
