O País – A verdade como notícia

Embaixador da Alemanha despediu-se do país

O  Chefe do Estado, Daniel Chapo, recebeu, nesta quarta-feira, em Maputo, o embaixador da Alemanha em Moçambique, Ronald Münch, para um encontro de despedida que marcou o fim da missão diplomática do representante alemão no País.

De acordo com uma nota da Presidência da República, a audiência serviu igualmente para fazer o balanço dos 50 anos de relações diplomáticas entre Moçambique e a Alemanha, uma cooperação considerada estratégica desde os primeiros anos da independência nacional.

Em declarações à imprensa, Ronald Münch classificou a parceria entre os dois países como “muito forte, muito fiável e de longa prazo”.

O diplomata destacou o apoio alemão em vários sectores de desenvolvimento, com destaque para energia, infra-estruturas, educação e formação profissional.

“Projectos de grande relevância para a nossa parceria, no sector da energia, no sector de infra-estrutura, no sector de educação, formação profissional”, afirmou, segundo escreve a Presidência da República.

Segundo Münch, o futuro da cooperação deverá concentrar-se no fortalecimento e diversificação do sector privado moçambicano, através do envolvimento de mais empresas nas iniciativas bilaterais.

Neste contexto, destacou o Programa de Financiamento Inovativo para o Agronegócio, FINOVA, destinado ao apoio de pequenas empresas agrícolas, bem como o compromisso da Alemanha com a FACIM e outras iniciativas económicas.

O embaixador referiu ainda a importância do Global Gateway Business Forum, promovido em parceria com Moçambique e a União Europeia.

Durante o encontro, as partes abordaram igualmente questões ligadas ao diálogo nacional inclusivo e às reformas destinadas à melhoria do ambiente de negócios no país.

“A Alemanha está sempre ao lado de Moçambique para facilitar este processo soberano”, afirmou o diplomata, referindo-se ao diálogo político em curso.

Ronald Münch descreveu a audiência com o Chefe do Estado moçambicano como um encontro marcado pela abertura, cordialidade e transparência. “Foi um diálogo entre parceiros”.

No final, o diplomata destacou a importância das relações entre os povos, defendendo que a cooperação entre Moçambique e Alemanha deve ir além da esfera governamental e envolver também a sociedade civil.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos