A Direcção Provincial de Saúde de Maputo, recebeu da Olam Moçambique 1600 máscaras, igual número de pares de luvas e 50 caixas de sabão no âmbito da prevenção e combate à pandemia da COVID-19.
Na ocasião, a secretária do Estado naquele ponto do país, Vitória Diogo, disse que a doação “fará diferença” nos profissionais que diariamente “educam as comunidades sobre as medidas de prevenção e distanciamento social”.
Segundo a representante da Olam Moçambique, Cláudia Manjate, a organização está a projectar outras formas de apoio que incluem equipamento de protecção para os profissionais de saúde, testagem para a COVID-19 e outros materiais que ainda estão a ser coordenados com o Instituto Nacional de Saúde.
A Olam acrescenta que esta “é a primeira doação num conjunto de três a serem feitas em Maputo, Beira e Monapo, áreas onde opera, ao todo são 150 caixas de sabão, 5000 máscaras e 5000 pares de luvas, de acordo com um comunicado enviado ao “O País”.
A Olam entende que as populações que se encontram nos distritos podem enfrentar “dificuldades para ter acesso aos produtos de higiene e prevenção, principalmente durante a vigência do Estado de Emergência” por isso elas constituem a prioridade no âmbito do combate à pandemia.
Para além da secretária do Estado na província, Vitória Diogo, esteve na entrega dos bens a directora provincial de Saúde, Iolanda da Silva Santos.
“Esta doação fará diferença aos beneficiários que dia após dia se desdobram para educar as nossas comunidades sobre as medidas de prevenção e distanciamento social”, afirmou Vitória Diogo.
Por seu turno, a directora provincial de Saúde disse que as “máscaras podem salvar vidas e a Olam Moçambique está a desempenhar um papel relevante” na luta contra o Coronavírus.