O País – A verdade como notícia

Chapo prevê efeitos da guerra no Médio Oriente para Maio

O Presidente da República, Daniel Chapo, alertou que Moçambique poderá vir a ser afectado por uma eventual crise de combustíveis, caso o conflito no Médio Oriente se prolongue até ao mês de Maio. Ainda assim, o Chefe de Estado assegurou que, neste momento, o país dispõe de stock suficiente para garantir o abastecimento normal.

As declarações surgem na sequência da corrida registada no último fim-de-semana em alguns postos de abastecimento, em várias cidades do país, motivada por rumores de escassez de gasolina. Segundo o Presidente, a situação não corresponde à realidade actual e resulta essencialmente de desinformação.

Falando à imprensa em Malabo, onde participou na XI Cimeira da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacífico, Daniel Chapo explicou que, ao contrário de outros países já afectados, Moçambique ainda não enfrenta constrangimentos devido à existência de reservas estratégicas.

Relativamente às longas filas observadas nos postos de combustíveis, o estadista reiterou que não há motivo para alarme e apelou à calma da população.

Durante a sua estadia em Malabo, o Presidente manteve encontros com vários homólogos, tendo como um dos principais pontos da agenda o reforço da cooperação no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos