O País – A verdade como notícia

Novo filão de ouro descoberto em Manica

Mais um filão de ouro acaba de ser descoberto no distrito de Gondola, em Manica. As operações mineiras, que são exercidas por garimpeiros, decorrem com normalidade sob todos os riscos. O governo provincial assume fragilidade na fiscalização e lança culpa para a falta de combustível que enfrenta.

Nos últimos dias, quando se fala de ouro, os distritos de Vanduzi e Gondola assumem a fama de serem zonas auríferas com abundância do produto. Em Gondola, por exemplo, Amatongas e Mudima viraram o el-dourado.

Nestes pontos foi mobilizado um contingente policial para travar a mineração ilegal. No entanto, em vez de proibir, a Polícia está a juntar o útil ao agradável e aproveita-se da situação.

O “O País” contactou o director provincial de Infra-estruturas de Manica, que assegurou que a equipa de monitoria de actividades mineiras tem estado no terreno a fiscalizar, mas o problema de combustível é um entrave. 

Refira-se que as actividades mineiras que estão a ser exercidas mesmo com a suspensão decretadas pelo Governo já resultaram em mais de 30 mortos na província de Manica nos últimos quatro meses

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos