Mais um filão de ouro acaba de ser descoberto no distrito de Gondola, em Manica. As operações mineiras, que são exercidas por garimpeiros, decorrem com normalidade sob todos os riscos. O governo provincial assume fragilidade na fiscalização e lança culpa para a falta de combustível que enfrenta.
Nos últimos dias, quando se fala de ouro, os distritos de Vanduzi e Gondola assumem a fama de serem zonas auríferas com abundância do produto. Em Gondola, por exemplo, Amatongas e Mudima viraram o el-dourado.
Nestes pontos foi mobilizado um contingente policial para travar a mineração ilegal. No entanto, em vez de proibir, a Polícia está a juntar o útil ao agradável e aproveita-se da situação.
O “O País” contactou o director provincial de Infra-estruturas de Manica, que assegurou que a equipa de monitoria de actividades mineiras tem estado no terreno a fiscalizar, mas o problema de combustível é um entrave.
Refira-se que as actividades mineiras que estão a ser exercidas mesmo com a suspensão decretadas pelo Governo já resultaram em mais de 30 mortos na província de Manica nos últimos quatro meses

