Os encarnados, que ocupam a 25ª posição da classificação actual, buscam uma vitória que os coloque no grupo das equipas que se qualificam para o play-off, mas terão pela frente uma Juventus que está na 17ª posição, que quer garantir um apuramento directo. Já o Pafos (26º colocado), equipa em que milita o moçambicano Bruno Langa, tem deslocação difícil a Inglaterra, onde defronta o Chelsea, actual campeão mundial de clubes.
É a penúltima jornada da fase da liga da Liga dos Campeões, onde todas as equipas procuram firmar-se para assegurar a passagem, quer directa aos oitavos-de-final, bem como ao play-off de acesso à fase do “mata-mata” da prova.
Benfica de Portugal e Pafos do Chipre têm uma missão espinhosa nas suas pretensões, com deslocações a Itália e Inglaterra respectivamente.
Juventus vs. Benfica
O Benfica venceu sete dos nove confrontos anteriores entre as duas equipas (1E 1D), tendo registado mais recentemente uma vitória por 2-0 em Turim, na Jornada 8 da Champions League da época passada. O único sucesso da Juventus foi um triunfo por 3-0, em casa, nos quartos-de-final da Taça UEFA, em Março de 1993.
A Juventus perdeu apenas três dos seus 12 jogos em casa contra adversários portugueses (7V 2E) e essas três derrotas aconteceram contra o Benfica.
O clube italiano perdeu apenas dois dos seus últimos 12 jogos europeus em casa (6V 4E) e pretende somar três vitórias consecutivas na Champions League pela primeira vez desde 2021/22, quando registou cinco.
Weston McKennie pode tornar-se no segundo jogador dos Estados Unidos a chegar aos 40 jogos na Champions League, depois de Christian Pulišić (63).
O Benfica não perdeu nos últimos quatro jogos com adversários italianos (2V 2E) e venceu o Napoli por 2-0, em casa, na Jornada 6.
A equipa portuguesa procura também somar a terceira vitória consecutiva na fase de grupos/fase de liga. A última vez que conseguiu esse feito foi na temporada 2022/23.
Leandro Barreiro marcou nos últimos dois jogos do Benfica na Champions League.
Chelsea vs. Pafos
Este é o primeiro jogo na UEFA entre estas equipas e o primeiro do Pafos contra uma equipa inglesa.
O Chelsea perdeu apenas duas das últimas 62 partidas disputadas em Stamford Bridge na fase de grupos/fase de liga das competições da UEFA. O clube inglês também não perde há 17 jogos (13V 4E), uma sequência que remonta à derrota contra o Valencia na Champions League em Setembro de 2019.
O Chelsea marcou nos seus últimos 21 jogos europeus.
O Pafos venceu apenas dois dos últimos sete jogos disputados nas competições da UEFA (3E 2D).
A equipa cipriota não marcou nenhum golo nos três jogos fora de casa disputados nesta fase da liga.
O defesa brasileiro David Luiz, do Pafos, venceu a Champions League com o Chelsea em 2012 e conquistou os títulos da UEFA Europa League em 2013 e 2019 em duas passagens pelo clube.
Slavia Praha vs. Barcelona
Os únicos encontros anteriores entre o Slavia Praha e o Barcelona ocorreram na fase de grupos da Champions League de 2019/20, quando o Barça venceu por 2-1 na Chéquia na Jornada 3, antes de um empate 0-0 em Espanha na ronda seguinte.
A equipa checa não marcou nenhum golo nos últimos cinco jogos disputados na Champions League.
O Barcelona não perdeu nos últimos oito jogos contra adversários checos (7V 1E).
Os homens de Hansi Flick venceram apenas um dos últimos cinco jogos fora de casa na Champions League (1E 3D) e sofreram três ou mais golos em quatro dessas partidas.
Lamine Yamal tem mais participações em golos do que qualquer outro jogador com 18 anos ou menos na história da Champions League (da Jornada 1 até à final), com 14 (sete golos e sete assistências), superando o recorde anterior de 13 (dez golos e três assistências) pertença de Kylian Mbappé.
Galatasaray vs. Atlético de Madrid
O Atlético não perdeu nos últimos seis confrontos entre as duas equipas (4V 2E), tendo registado mais recentemente duas vitórias por 2-0 na fase de grupos da Champions League de 2015/16. Os espanhóis venceram nos três encontros disputados na Turquia.
O clube turco pretende recuperar após duas derrotas consecutivas na fase de liga, ambas por 1-0.
Os comandados de Diego Simeone venceram dez dos últimos 13 jogos da Champions League (3D) e não empatam há 23 jogos na competição.
Jan Oblak poderá tornar-se no primeiro jogador esloveno a atingir 100 jogos na Champions League (a partir da fase de grupos/fase de liga), e apenas o segundo a atingir essa marca pelo Atlético de Madrid, depois de Koke (108).
Julián Álvarez marcou dez golos nos seus últimos 11 jogos na Champions League.
Qarabağ vs. Frankfurt (17h45)
Os confrontos anteriores entre o Qarabağ e o Frankfurt na UEFA aconteceram no play-off da Europa League de 2013/14, com a equipa alemã apurada com 4-1 no total, após uma vitória por 2-0 no Azerbaijão e outra por 2-1 em casa. Esses jogos são os únicos do Frankfurt com uma equipa do Azerbaijão.
O Qarabağ marcou pelo menos duas vezes em cada um dos seus últimos cinco jogos europeus em casa.
O Frankfurt conseguiu apenas uma vitória nos últimos oito jogos da UEFA (2E 5D) e nenhuma nas últimas cinco partidas (1E 4D). O clube alemão nunca ficou seis jogos europeus consecutivos sem vencer.
Atalanta vs. Athletic Club
Este é o primeiro confronto da UEFA entre o Atalanta e o Athletic Club.
O clube de Bergamo não perdeu nos últimos cinco jogos da Champions League (4V 1E), tendo vencido os três anteriores, e perdeu apenas um dos últimos dez jogos em casa na fase de grupos/fase de liga na Europa (5V 4E).
Os oito golos da Atalanta na presente fase de liga foram marcados na segunda parte. Charles De Ketelaere marcou nos dois jogos anteriores.
O clube basco venceu apenas um dos seus últimos oito jogos nas competições da UEFA (2E 5D), tendo os dois últimos terminando sem golos.
Bayern München vs. Union Saint-Gilloise
Este é o primeiro confronto entre estes clubes numa competição da UEFA.
O Bayern não perde há 37 jogos em casa na fase de grupos/fase de liga da Champions League, tendo registado 35 vitórias e 2 empates desde a derrota por 2-3, diante do Manchester City, em Dezembro de 2013.
O Bayern procura a 250ª vitória na Taça dos Campeões e pode tornar-se no segundo clube a atingir esse marco, depois do Real Madrid (306 antes da Jornada 7).
Lennart Karl, que terá 17 anos e 333 dias no início do jogo, pode tornar-se no jogador mais jovem a marcar em quatro jogos seguidos da Champions League, batendo o recorde de Kylian Mbappé (18 anos e 120 dias).
O Union Saint-Galoise perderu quatro dos últimos cinco jogos disputados na Champions League (1V).
Newcastle United vs. PSV Eindhoven
O PSV venceu os dois confrontos anteriores entre as equipas na Champions League, tendo derrotado o Newcastle por 1-0 em casa e por 2-0 fora na fase de grupos de 1997/98. Os outros encontros entre ambos os clubes ocorreram nos quartos-de-final da Taça UEFA de 2003/04, quando o Newcastle avançou para as meias-finais após um empate 1-1 em Eindhoven e uma vitória por 2-1 em casa.
Anthony Gordon marcou cinco golos em seis jogos da presente edição da Champions League.
O clube de Eindhoven marcou em 18 dos seus últimos 19 jogos da fase de grupos/fase de liga da Champions League. Guus Til marcou nos últimos dois jogos, enquanto Ricardo Pepi marcou três golos nos últimos quatro.
Marseille vs. Liverpool
O histórico geral de confrontos entre as duas equipas na UEFA apresenta duas vitórias para o Marseille, três para o Liverpool e um empate. O clube inglês venceu os últimos três encontros, o mais recente em 2008.
Na Jornada 5, o Marseille pôs fim a uma série de 12 jogos seguidos sem vitórias contra equipas inglesas (3E 9D) ao derrotar o Newcastle por 2-1.
Se vencer, o Marseille somará três triunfos seguidos na Champions League pela primeira vez desde 2010/11.
Igor Paixão marcou quatro golos nos últimos cinco jogos do Marseille na Champions League.
O Liverpool venceu 16 dos seus últimos 19 jogos da fase de grupos/fase de liga da UEFA Champions League (D3) e perdeu apenas dois dos últimos oito contra equipas francesas nesta etapa (V5 E1).
Dominik Szoboszlai marcou em três dos últimos quatro jogos do Liverpool na Champions League.

