O Ministério da Juventude e Desporto já pagou na totalidade os prémios que eram devidos aos atletas que conquistaram medalhas para o país, desde 2017. A informação foi revelada pelo ministério na sua página oficial das redes sociais.
É o fim das reclamações dos atletas que nos últimos oito anos conquistaram medalhas para Moçambique em provas internacionais.
De acordo com uma nota do Ministério da Juventude e Desporto na sua página oficial das redes sociais, o montante ora pago aos atletas foi de 30 milhões de meticais, referentes à segunda fase, que iniciou em Abril.
“O montante pago neste segundo mestre, refere-se aos 50% remanescentes dos prémios por títulos internacionais conquistados por 176 desportistas, encerrando definitivamente um ciclo de atrasos financeiros que se prolongava desde o ano de 2017”, lê-se na nota.
Com o pagamento feito, o Ministério da Juventude e Desporto encerra um capítulo de oito anos de reclamações e incertezas no seio das várias modalidades que conquistaram medalhas para o país.
“Com este passo, o Ministério estabiliza o sector desportivo e devolve a confiança aos atletas que elevaram o nome de Moçambique além-fronteiras”.
Recorde-se que o processo de negociações iniciou no mandato anterior entre os atletas e o então Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes.

