O País – A verdade como notícia

“Hidroeléctricos” na final da Taça de Moçambique para tentar a dobradinha

A União Desportiva de Songo venceu, na tarde desta terça-feira, o Desportivo de Nacala, por duas bolas sem resposta, e apurou-se para a final da Taça de Moçambique. O adversário na final será conhecido na tarde desta quarta-feira, quando Ferroviário de Maputo e Black Bulls defrontarem-se na outra meia-final.

Já é conhecido o primeiro finalista da Taça de Moçambique, edição 2025, numa final four que decorre na capital provincial de Gaza, Xai-Xai.

Trata-se da União Desportiva de Songo, que na tarde de ontem, terça-feira, derrotou o Desportivo de Nacala por duas bolas sem resposta, assegurando a vaga para o jogo da decisão.

Victor Tesoura acabou por ser o herói improvável dos “hidroeléctricos” ao apontar os dois golos da vitória da equipa de Tete, que assim vai procurar fazer a dobradinha na tarde de domingo.

O primeiro golo da turma treinada por Daúdo Razaque aconteceu perto do intervalo quando Victor apareceu isolado para encostar, fazendo jus a superioridade da sua equipa durante a primeira parte.

A segunda parte iniciou tal como terminou a primeira, com a União Desportiva de Songo a chegar ao golo, no caso o segundo, pelo mesmo jogador, Victor Tesoura, aos 47 minutos, dando uma tranquilidade maior à formação de Songo.

Nos restantes 43 minutos, mais o tempo de compensação dado pelo árbitro, a União Desportiva de Songo controlou os acontecimentos e não deixou o Desportivo de Nacala esboçar reacção que permitisse reduzir ou chegar ao empate.

No Campo Municipal Marien N’Gouabi, na cidade de Xai-Xai, capital da província de Gaza, nem o intenso calor que se fazia impediu a festa da União Desportiva de Songo, que assim repetiu a vitória alcançada no Moçambola diante do mesmo adversário.

Os “hidroeléctricos” procuram fazer a dobradinha depois de terem confirmado a conquista do Moçambola 2025, esperando apenas para conhecer o seu adversário.

O adversário da União Desportiva de Songo, no caso o segundo finalista da Taça de Moçambique, será conhecido esta quarta-feira, quando o Ferroviário de Maputo medir forças com a Black Bulls para a vaga da decisão da prova. 

As duas equipas voltam a se defrontar uma semana depois de terem cruzado caminhos para o Moçambola, ganho pelos “locomotivas” da capital, num jogo em que praticamente fizeram gestão dos seus jogadores a pensar na final four da Taça de Moçambique.

Caso seja o Ferroviário de Maputo a chegar à final será a reedição da final da segunda maior competição futebolística do país realizada no ano passado, já que envolveu o Ferroviário de Maputo e a União Desportiva de Songo, ganho pela equipa da capital do país.

Da mesma forma, caso seja a Black Bulls a chegar à final, será a reedição da final de 2023, entre “hidroeléctricos” e “touros”, ganho pela equipa da capital do país. Ou seja, a União Desportiva de Songo vai disputar a sua terceira final consecutiva, desta vez buscando a dobradinha, enquanto o Ferroviário de Maputo e a Black Bulls procuram salvar a época.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos