Cuentos para leer el mundo, ou seja, Contos para ler o mundo. Este é o projecto de livro da organização não-governamental Fundación Ayuda en Acción, que tem como objectivo levar a alegria e a esperança às crianças do mundo inteiro. Por isso, aquela entidade convidou autores a escreverem textos para uma publicação infanto-juvenil. Um desses autores é Pedro Pereira Lopes, que, ao projecto, leva “O coração que veio de longe (ou O homem e o líquido)”.
Como é óbvio, o convite da Fundación Ayuda en Acción deixa Pedro Pereira Lopes satisfeito. E o escritor argumenta: “só a possibilidade de poder ser traduzido, ser lido em outra língua, já era uma motivação ímpar. Não gosto de antologias, mas essa pareceu-me particularmente especial. Desde cedo, fiquei a par dos outros escritores, de quem eram, e são todos muito bons e de reconhecida honra literária na área em seus países. O nosso trabalho foi voluntário, mas o ganho é inestimável”.
Ainda assim, o ofício da escrita do conto não foi algo simples. Na percepção de Pereira Lopes, é sempre complicado escrever dentro de fronteiras. “A editora exigia um texto actual, realista, do nosso tempo. Estou acostumado a misturar estilos, entretanto pareceu-me um exercício parecido ao que fiz no A história do João Gala-Gala. Foi um texto escrito, nesse caso, para a antologia. Foi difícil, a começar, mas depois apanhei o espírito da coisa. A editora gostou bastante, escreveu-me duas vezes a dizer que tinha chorado”.
O conto “O coração que veio de longe (ou O homem e o líquido)” foi publicado em Dezembro, no jornal O País, e conta com ilustrações de Walter Zand: “resolvi publicar o texto durante o Natal porque achei que, embora eu o tenha escrito para um público específico, a sua "mensagem" era abrangente, mesmo a parafrasear o José Saramago”.
Entre os convidados a integrarem a antologia Contos para ler o mundo, além de Pedro Pereira Lopes, estão Roberto Santiago (Espanha), María Fernanda Heredia (Equador), Paro Anand (Índia), Ángeles Mastretta (México) e Santiago Roncagliolo (Peru).
A antologia Contos para ler o mundo será lançada na Espanha, no dia 2 de Abril, para coincidir com a comemoração do Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Todos os benefícios da venda do livro serão destinados a projectos de defesa dos direitos da infância.