O antigo edil da cidade de Maputo, Eneas Comiche, recebeu, nesta terça-feira, o Prémio Alumni Joaquim Chissano. O antigo presidente da República considera que é inquestionável o contributo de Comiche para o desenvolvimento do país.
O antigo presidente da República, Joaquim Chissano foi o responsável por entregar a Eneas Comiche o prémio Alumni 2025.
Trata-se de uma distinção atribuída anualmente pela Câmara de Comércio Portugal-Moçambique a personalidades que tenham contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento da sociedade moçambicana. “Não será exagero afirmar que esta premiação é mais do que merecida, consubstanciada pelo desempenho do DR. Eneas Comiche enquanto estudante em Portugal, foi um profissional exímio, um dirigente com princípios que norteiam a sua liderança nas diferentes instituições”, explicou Joaquim Chissano.
Para o antigo Chefe de Estado, o desempenho de Eneas Comiche deve servir de inspiração. “Eneas Comiche não precisa provar a mais ninguém a sua competência. Essa missão ele já cumpriu ao longo dos anos. O seu exemplo de prestador de serviços, que inspire as novas gerações, que seja consultado mais vezes para transmitir o conhecimento e a experiência acumulada para o bem dos moçambicanos”.
Por sua vez, Eneas Comiche agradeceu pela distinção. O momento serviu também para a apresentação do livro intitulado Instinto Feminino, da autoria de Rui Moreira de Carvalho e de Paula Veiga. Trata-se de uma reflexão sobre o uso da Língua Oficial Portuguesa no empoderamento feminino.
“Os projectos nascem com o acreditar, com o querer fazer mais e melhor. Este livro trata do crescimento de uma economia muito suportada por uma economia, como uma alavanca da formação a nível básico, o empoderamento”, disse Rui Moreira de Carvalho.
O livro tem 109 páginas. Ainda esta terça-feira foram homenageados os escritores Francisco Panguane e Zacarias Nguenha, no âmbito do prémio Fernando Leite Couto.

