O País – A verdade como notícia

Primeira-Ministra destaca históricos e de amizade entre Moçambique e Quénia

A Primeira-Ministra de Moçambique, Maria Benvida Levi, participou, esta segunda-feira, em Nairóbi, nas comemorações do Dia dos Heróis do Quénia (Mashujaa Day), uma celebração nacional dedicada à memória dos fundadores e defensores da independência queniana.

Na sua intervenção, a dirigente moçambicana transmitiu saudações do Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, ao seu homólogo queniano, William Ruto, e ao povo do Quénia, destacando os laços históricos e de amizade entre os dois países.

Durante o seu discurso, Benvida Levi apresentou ainda sentidas condolências pelo falecimento do líder queniano Raila Odinga, a quem descreveu como “um verdadeiro nacionalista cuja voz continuará a ecoar na luta por uma sociedade mais justa e democrática”.

A governante sublinhou que as celebrações do Mashujaa Day constituem “um momento de introspecção e reflexão sobre os feitos dos melhores filhos da nação queniana que lutaram, morreram e sacrificaram-se por uma causa nobre: a libertação, construção e consolidação do país”.

Recordando os fundadores do Quénia, Jomo Kenyatta e seus companheiros, Maria Levi afirmou que homenagear os heróis nacionais é “um acto de preservação da história colectiva do povo queniano”, reafirmando os valores e ideais que sustentam o desenvolvimento de uma Quénia mais justa, inclusiva e próspera.

A Primeira-Ministra concluiu a sua intervenção reafirmando a importância da unidade como pilar de força, liberdade e dignidade dos povos africanos, e expressou o agradecimento de Moçambique pelo convite para participar nesta efeméride simbólica.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos