O País – A verdade como notícia

Alemães  e italianos  manifestam contra guerra em Gaza

Milhares de pessoas, na Alemanha e Itália, realizaram manifestações para pedir o fim da guerra na Faixa de Gaza.  Só no sábado, pelo menos 44 pessoas morreram na região em conflito, enquanto Israel ignora pedidos de cessar-fogo. 

Mais de 50 mil pessoas manifestaram-se em Berlim, na Alemanha e em Turim, nordeste da Itália, em protesto contra a guerra em Israel, que só neste sábado fez 44 vítimas mortais. 

Entre os mortos estavam nove pessoas da mesma família que viviam numa casa no campo de refugiados de Nuseirat, segundo funcionários do Hospital para onde os corpos foram levados. 

As manifestações culminaram em confrontos na Itália e grandes concentrações na Alemanha, com os participantes a exigirem um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e o fim da cooperação militar com Israel.

A tarde de sábado em Turim foi palco de um protesto não autorizado que visava atingir infra-estruturas essenciais. 

Uma manifestação, que iniciou às 15h00 na praça Crispi, continuou até ao aeroporto Sandro Pertini de Caselle, com o objectivo declarado de bloquear o trânsito e chegar às instalações do grupo de defesa  que está nas proximidades.

Na tentativa de romper o cordão de segurança para aceder ao aeroporto, os manifestantes entraram em confronto com as forças da ordem, que responderam com uma carga apoiada pelo uso de hidrantes e gás lacrimogéneo.

Entre os manifestantes, há dez feridos, que receberam assistência numa ambulância auto-organizada. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos