O País – A verdade como notícia

Cerca de 8 mil famílias em zonas de alto risco em Xai-Xai

Mais de 8 mil famílias vivem em zonas propensas a inundações no município de Xai-Xai, em Gaza, e acusam o município de nada fazer para sua retirada. A edilidade nega a acusação e explica que muitos reassentados venderam os seus terrenos e retornaram aos locais de risco 

A capital da província de Gaza, Xai-Xai, entra em contagem decrescente para o início da época chuvosa 2025-2026, para a qual estão previstas chuvas severas. Com a chuva, chega o mesmo drama de sempre. 

“Sofremos por causa das inundações na zona baixa. Os nossos documentos e roupas molharam. As águas invadem as casas durante a noite”, reclamou Mário, Munícipe de Xai-Xai. 

Os residentes da zona baixa de Xai-Xai e Patrice Lumumba, cujas casas estão fixadas em áreas consideradas de “risco vermelho”, sabem que é uma questão de dias para que o pesadelo invada uma vez mais as suas casas, confirma Maria Chongo de 76 anos de idade, que por conta da chuva perdeu tudo no início deste ano.

“Não tenho documentos, foram arrastados pelas águas. Não temos quem nos retire deste local. Pedimos que o Governo intervenha”, apelou.

No bairro Malhangalene,  a vida parece normal, mas, na verdade, centenas de famílias vivem na boca da erosão, que nos dias de chuva fortes engole vias e casas.

O município de Xai-Xai, entretanto, nega e diz que muitas destas famílias já receberam espaços em zonas seguras, mas decidiram regressar para ali.

Contudo, a aproximação da época chuvosa, agita também os moradores dos bairros 8, 10 e 12. Júlia Olinda conta que o problema é agravado, entre outros, pela demora na conclusão do sistema de drenagem das águas.

As famílias em pontos críticos querem um município mais interventivo para evitar desastres nos próximos meses.

As inquietações chegaram às autoridades municipais, que garantem que equipas técnicas da edilidade estão no terreno e prometem um plano de reassentamento, mas até ao momento, os locais ainda não foram definidos.

Um total de 8 mil famílias em doze bairros da cidade Xai-Xai enfrentam ciclicamente problemas de erosão e inundações. A situação agrava-se na época chuvosa.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos