As “Samurais” perderam ontem diante da Nigéria por 85-51 no primeiro jogo do torneio de qualificação dos Jogos Olímpicos a ter lugar em Belgrado, na Sérvia. Para qualificar-se aos jogos Olímpicos as Samurais terão que vencer os Estados Unidos da América e a Sérvia.
Se as fadas existem, nós devemos tê-las feito algum mal num passado distante e que se perdeu da memória colectiva, porque perder desta forma com a Nigéria dói demais.
Uma Nigéria que até pareceu estar no nosso alcance no primeiro quarto, onde a seleção nacional de Basquetebol parecia ter tudo sob controlo (vencemos com parcial de 18-19), com jogadas muito bem construídas e uma defesa mais acirrada, impedindo que a Nigéria reagisse a seu bel-prazer.
Mas qual domínio qual quê, a noite reservava uma surpresa, quanto a nós, gigantesca, é só olhar para o facto de termos marcado apenas dois pontos num intervalo de seis minutos, e de, ainda no 2º quarto, termos conseguido apenas nove pontos no total, quando as D’Tigress contabilizaram uns bons 23 pontos.
Endiabrada Promise Amukamara “fez” sangue a Leia Dongue, Ingvild Mucauro e companhia, aliás, ela assumiu-se a partir do segundo quarto como a seta apontada para a vitória nigeriana.
A talentosa base acabou chamando a sí o título da Most Viwed Player (MVP) do jogo terminando o jogo com um saldo de 14 pontos, cinco roubo de bola e ainda mais três assistências.
Voltando ao jogo. A seleção nacional de basquetebol revelava dificuldades em travar esta seta (Promise Amukamara) e as estatísticas assombrosas eram o reflexo desta dificuldade. Foram 21 turnovers só na primeira parte, ou seja, nos primeiros 21 minutos.
O terceiro quarto não trouxe muito da seleção nacional de basquetebol, e diferentemente do que se viu em 2003 as “Samurais” pareciam errar cada vez mais, e não conseguiam ajustar a defesa, muito menos lutar com as torres nigerianas nas tabelas.
Leia (Tanucha) Dongue ainda puxou pela com um total de 16 pontos no jogo, mas no quarto quarto nada podia mudar a corrente do jogo, que terminou com a vitoria das D’Tigress por 85 – 51.
Este resultado faz com que as “Samurais” sintam que Tóquio esta cada vez mais distante, já que para lá chegar terá pela frente os Estados Unidos e a Sérvia, apesar de Belgrado estar apenas a cerca de 9.600 quilômetros de Tóquio.
Os Estados Unidos da América arrumaram a Sérvia e terão pela frente as Samurais, enquanto que a Nigéria terá agora as anfitriãs como adversarias.
As norte americanas já tem o apuramento garantido por terem conquistado a última edição dos jogos Olímpicos, enquanto que as nigerianas, apesar da vitória certamente não pode descansar sobre os louros, mesmo que eles achem que foi dado um grande passo.