O País – A verdade como notícia

Mambas vencem Botswana

Os Mambas venceram, hoje, o Botswana por duas bolas sem resposta, em jogo da oitava jornada do Grupo G da zona africana de qualificação para o Mundial 2026. Witi e Faisal Bangal foram os autores dos golos que deram vitória à selecção nacional.

De volta às raízes cinco meses depois. Estádio Nacional do Zimpeto requintado e o público respondeu ao chamamento da nação. Havia muitas feridas por sarar. Um belo presente para quem tinha poucos motivos para sorrir. 

Tão cedo, Witi deixou a sua assinatura, ao concluir com êxito o centro de Ratifo. Por estas alturas a conversa era outra. Pouco ou nada se via do Botswana, que se limitava apenas a seguir o rítimo dos Mambas. 

Domínio total da selecção nacional, que não era traduzido em golos. A segunda parte começa com Geny Catamo a tentar a sorte. Não foi desta. Sufoco para os “tswanas”, que não conseguiam assentar o seu jogo. 

Ausentes noutros momentos importantes da selecção, porém assertivo sempre que foi solicitado. Faisal Bangal reencontrou-se com os adeptos moçambicanos. Belo gesto técnico, bola no fundo das malhas. O resultado começava a ficar confortável. 

O Botswana acordou. Por aí, aos 71 minutos houve espaço para o Ernani brilhar. Uma defesa para a fotografia. Era o momento dele. Ao apagar das luzes Ernani teve mais uma defesa espectacular. Mais uma foto para o arquivo. 

O resultado já estava feito e as pazes também. Os Mambas voltaram às vitórias após duas derrotas pesadas contra Argélia e Uganda e estão na segunda posição do Grupo G, com 15 pontos. Vale a pena sonhar.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos