O País – A verdade como notícia

Primeiro-ministro do Lesoto demite-se do cargo

A demissão acontece depois de Thomas Thabane ter sido indiciado de envolvimento no assassinato da sua primeira esposa há dois anos e meio. A informação do afastamento de Thabane do cargo de primeiro-ministro foi confirmada pelo seu partido, citado pela Sociedade Independente de Comunicação (SIC).

Segundo Montoeli Masoetsa, porta-voz da Convenção de Todos dos Basothos (ABC), o partido no poder, citado pela agência France-Presse, Thabane decidiu abandonar as funções no Governo mas a data da sua saída ainda não foi definida.

Lipolelo Thabane, 58 anos, foi morta por uma bala em Junho de 2017, dois dias antes da investidura de Thomas Thabane, seu marido, à frente do Governo, quando o casal estava na altura a tratar do divórcio.

Thabane foi implicado pela polícia no homicídio da sua mulher por escutas telefónicas que o localizaram no local e momento do crime.

“Nunca deixámos de o pressionar a retirar-se, agora que ele aceitou, cabe à ABC, enquanto partido maioritário, encontrar o seu sucessor”, disse Masoetsa à agência noticiosa.

Montoeli Masoetsa diz que o partido vai brevemente realizar uma conferência de imprensa (data ainda por anunciar) para nomear o sucessor de Thabane”.

O Lesoto, um dos mais pobres países do mundo, em enclave no meio da África do Sul, enfrenta sérios problemas económicos, com níveis de desemprego muito elevados, e uma epidemia de sida que atinge 23% da população de dois milhões de habitantes.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos