O Ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, avançou que já foram pagos os primeiros 15 milhões da dívida de 31 milhões com os atletas, referente a premiação desportiva aos atletas que se destacaram nas competições internacionais, de 2017 a 2024. Manasse garantiu que o valor remanescente será pago ainda neste ano.
Falando à margem da cimeira de jovens, o Ministro da Juventude e Desporto afirmou que já está a ser feito um trabalho para o pagamento da dívida aos atletas. “É verdade que, todos viram, tivemos muitos desafios, um deles era lutar para que o Estádio do Zimpeto voltasse a acolher aquilo que são os jogos dos nossos Mambas, e isso mexeu com aquilo que era o plano inicial, de pagar aos atletas mais uma trans. Então, o importante, neste momento, é que estamos a fazer de tudo e temos a certeza e fé que não vamos passar este ano sem pagar a trans que resta”, assegurou.
Manasse anunciou ainda a pretensão de uma reunião nacional para “discutir profundamente sobre o tipo de desporto que queremos, e que tipo de linhas devemos seguir”.