O País – A verdade como notícia

Prisão de Bolsonaro: Oposição trava congresso e defende amnistia 

O Congresso brasileiro cancelou as sessões de terça-feira, após o boicote promovido por parlamentares da extrema-direita, que pretendiam apresentar um projecto de amnistia dos acusados de golpe de Estado, que beneficiaria o antigo presidente Jair Bolsonaro.

Com adesivos na boca, os parlamentares da extrema-direita ocuparam as mesas do Senado esta terça-feira,  para demonstrar apoio ao antigo líder brasileiro, Jair Bolsonaro, condenado a prisão domiciliar. 

Os parlamentares também denunciaram uma suposta censura promovida pelo Supremo Tribunal, por proibir Bolsonaro de transmitir mensagens nas suas redes sociais e nas de terceiros.

Face a este cenário, os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre,  cancelaram os trabalhos da plenária, mas insistiram no respeito e no diálogo para discutir os temas da agenda institucional.

Durante os protestos, a oposição prometeu obstruir votações até que o projecto de amnistia dos acusados de golpe de Estado seja aprovado e espera o apoio popular, bem como dos EUA.

Além dos mais de 30 pedidos de impeachment já protocolados no Senado contra o ministro Alexandre Moraes e o apoio público de 38 senadores à sua abertura, a oposição aposta no agravamento dos cenários político, institucional e internacional como gatilho para uma reacção mais ampla e efectiva do Congresso.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos