No primeiro dia da visita à Província de Inhambane, o Presidente da República, Daniel Chapo, disse que espera que a Assembleia da República aprove, próxima semana, o Orçamento do Estado. Para Chapo, a aprovação do Orçamento do Estado é fundamental, pois, assim, o Governo estará em condições de atender às preocupações dos moçambicanos, quer referentes ao décimo terceiro, quer inerentes às dívidas ligadas à segurança social.
Na província de Inhambane, o Presidente da República disse que Governo vai continuar a prestar atenção à Função Pública e a atender às suas preocupações, de modo que todos trabalhem em melhores condições.
Chapo discursou durante a inauguração de uma infra-estrutura pública Na ocasião, o Presidente da República pediu que os funcionários conservem o edifício como se estivessem a conservar a sua própria casa, porque a obra traduz o sacrifício e os impostos do povo moçambicano.
Falando ainda aos funcionários públicos, Chapo mencionou as acções que o seu Governo tem realizado deste que tomou posse, a 15 de Janeiro. Tais acções, incluem o combate à violência e ao discurso de ódio, de modo que o desenvolvimento da Província de Inhambane e do país inteiro seja uma realidade.
Chapo frisou que em política não deve haver inimigos, mas adversários. Por isso mesmo, o amor ao próximo, a paz e a harmonia devem sempre prevalecer, mesmo diante de disputas políticas.