O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu felicitações da Exxon Mobil, dos seus homólogos da Tanzânia, do Egipto, da Venezuela e personalidades de outros países, pela sua reeleição para mais um mandato em frente dos destinos de Moçambique.
O presidente da Exxon Mobil, Liam Mallon, deseja a Nyusi um segundo mandato bem-sucedido, honre os compromissos feitos com o povo moçambicano. Liam Mallon espera ainda que a companhia que dirige continue a fortalecer a sua “parceria altamente valorizada” no país.
“Alcançamos progressos significativos num curto período de tempo no projecto Rovuma LNG. Aproveito esta oportunidade para expressar o nosso apreço pela liderança de Sua Excelência que levou ao sucesso da cerimónia para a decisão de adjudicar o contracto de Energia, Aprovisionamento e Construção (APC) do Projecto Rovuma LNG para o consórcio JGC-Flour-Technic FMC, no dia 8 de Outubro”, lê-se na mensagem do presidente da ExxonMobil.
Nyusi recebeu igualmente mensagens dos seus homólogos da Tanzânia, John Pombe Joseph Magufuli; do Egipto, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi; da Venezuela, Nicolas Maduro Moros; do presidente e do vice-presidente da Nicarágua, Daniel Ortega Saavendra e Rosario Murillo; e do Apóstolo e Secretário-Geral da Igreja Doze Apóstolos de Cristo em Moçambique, Júlio Francisco Machava.
“Nós, na Tanzânia, recebemos com grande satisfação e orgulho a notícia de reeleição de Vossa Excelência. Na verdade, a magnitude da Vossa vitoria não deixa qualquer sombra de dúvidas quanto à satisfação do povo moçambicano com o rumo que a Vossa liderança está a assumir no desenvolvimento e transformação nacional. Quero, igualmente, usar desta oportunidade para felicitar a Frelimo por esta vitória histórica”, disse John Magufuli.
“Ansiamos para que os laços de amizade que tem caracterizado a nossa relação se perpetuem e que conforme vem escrito na Sagrada Bíblia, na Carta de são Paulo aos Romanos, capítulo 13, versículo 1, que continue sabiamente a dirigir o País com sucesso e a prosperidade que desejamos caracterize este milénio”, disse Júlio Machava, segundo um comunicado enviado ao “O País”.
“Ao iniciar o Vosso mandato nos próximos cinco anos, quero reafirmar o compromisso do governo da Tanzânia de reforçar ainda mais os laços de amizade e cooperação que existem entre os nossos dois países em prol do benefício mútuo dos nossos povos”, sustentou o estadista tanzaniano.
O Presidente do Egipto, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, está confiante que a vitória nas eleições e a assunção do novo mandato permitirá que Nyusi continue a sua jornada de servir com obras concretas ao povo moçambicano.
Abdul Al-Sisi manifestou também o desejo de trabalhar com Nyusi “nos próximos anos para abrir novos caminhos e reforçar as relações bilaterais de modo a realizar a esperança e cumprir as aspirações dos nossos dois povos irmãos”.
Por seu turno, Nicolas Maduro disse: “excelência, perante esta contundente vitória que lhe concedeu o povo moçambicano, do Rovuma ao Maputo, forjada por seu nobre e incansável empenho em alcançar a estabilidade e a paz definitiva da sua pátria, quero desejar o maior sucesso para enfrentar os desafios que surgem neste novo período”.
O estadista venezuelano refere ainda que os laços culturais políticos e históricos que unem a Venezuela e a heróica pátria moçambicana chama as duas Nações para trabalharem juntas na promoção da soberania dos povos e o equilíbrio entre as Nações.
Já o presidente e o vice-presidente da Nicarágua, Daniel Ortega Saavendra e Rosario Murillo, respectivamente, referiram, numa mensagem conjunta, “em nome das famílias nicaraguenses, felicitamos e desejamos a si senhor Presidente, o melhor para o seu querido país e para sua gestão como governante e que estamos seguros que continuará afiançando a paz e bem-estar”.