O presidente da República conferiu, hoje, posse a Júlio Jane, como Estado Maior-General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Daniel Chapo exigiu ordem e disciplina dentro das FADM, e desafiou o empossado a adoptar uma postura de antevisão.
Durante o seu discurso de empossamento, o Comandante em Chefe das Forças de Defesa de Moçambique enalteceu o trabalho feito por Júlio Jane, durante o seu percurso militar. Chapo lembrou ao empossado que o país enfrenta desafios ligados ao terrorismo, a subversão, os crimes transnacionais e as manifestações violentas.
Por esta razão, exigiu uma postura de antecipação, para que não sejam surpreendidos. O Chefe de Estado exigiu ainda que as Forças Armadas de Defesa de Moçambique sejam a força da disciplina e referência de lealdade.
A Júlio Jane, Daniel Chapo desafiou a acabar com as desigualdades no exército, lembrando que há casos de combatentes que não se apresentam no teatro operacional, pois possuem “costas quentes”. Além disso, o Presidente apelou que sejam imprimidas reformas estruturantes no exército, para que possam fazer frente aos novos desafios .