A Primeira-Dama da República, Gueta Chapo, solidarizou-se e reforçou o apoio às vítimas do ciclone Jude, no distrito de Nacala, província de Nampula, norte de Moçambique, região recentemente assolada pelo fenómeno.
Gueta Chapo encontra-se de visita de trabalho de dois dias à província de Nampula, desde ontem, com o objectivo de prestar solidariedade e reforçar assistência às comunidades afectadas pelo ciclone Jude.
O ponto de partida foi o distrito de Nacala, onde participou do Iftar com as Halifas (mulheres líderes religiosas), uma refeição que marcou o fim do jejum diário durante o mês sagrado do Ramadan, e procedeu à entrega de donativos às famílias necessitadas.
“Estamos aqui, na província de Nampula, para trabalhar. Como todos já sabem, a província de Nampula foi assolada pelo ciclone Jude, não só Nampula, mas também Cabo Delgado, Niassa e Zambézia, e desta vez começamos pela província de Nampula”, declarou a Primeira-Dama, citada pela Agência de Informação de Moçambique.
Em declarações à imprensa, a esposa do Presidente da República destacou que, além da entrega de apoio material, a sua deslocação também tem em vista a promoção de um diálogo directo com as comunidades, especialmente com as mulheres, pois reconhece que em situações de desastres naturais e conflitos, os grupos mais vulneráveis são as mulheres e crianças.
“Quando ocorre um ciclone, quando acontecem guerras, quando acontecem conflitos, quem sofre mais são as mulheres e as crianças”, frisou.
Destacou que o seu Gabinete está empenhado na mobilização de recursos e no fortalecimento da articulação com parceiros para garantir uma resposta rápida e eficiente.
A Primeira-Dama reforçou a necessidade de se garantir oportunidades justas para as mulheres e raparigas no país, e encorajou as mulheres a unirem-se na luta contra as desigualdades e construção de uma sociedade mais justa e equitativa.