O País – A verdade como notícia

Chapo quer líderes exemplares para combate à corrupção 

O Presidente da República, Daniel Chapo, apelou que os governadores trabalhassem para o fim da corrupção no país, para que o discurso de combate a corrupção “deixe de ser um mero exercício de retórica”. Chapo falava, hoje, durante cerimónia de empossamento dos governadores das províncias, no gabinete da Presidência da República. 

Daniel Chapo conferiu posse aos governadores das províncias e, durante o seu discurso, apelou ao combate à corrupção.  

“Um líder que faz negociatas com os seus subordinados está condenado a perder esta batalha, porque não terá moral suficiente para colocar ordem na casa. Para o efeito, cada um de vós deve ser um exemplo de lisura para que o discurso do combate à corrupção deixe de ser um mero exercício de retórica. Temos que liderar pelo exemplo”, disse o Chefe de Estado.

Chapo destacou ainda que “os novos líderes” têm a responsabilidade de acabar com o uso abusivo dos bens públicos, o nepotismo e outros males que lesam a sociedade. Apelou ainda para a valorização da meritocracia, pois “os servidores públicos devem votar por uma postura que valorize o mérito, capacidades, habilidades, a experiência, a competência e, sobretudo, o profissionalismo”. 

Tem sido comum alguns compatriotas terem acesso ao emprego, à promoção, a bolsas de estudo ou vencer concursos, por causa do amiguismo, na base do apelido, na base do nepotismo, da orientação política, do regionalismo ou da corrupção. É urgente mudar isso nas nossas províncias e no nosso país”, vincou.

O presidente recomendou também que os recém-empossados convivessem com o povo, em todos os momentos, não só durante as campanhas eleitorais. “Os moçambicanos devem ser o vosso ponto de partida e chegada”, sublinhou.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos