Morreu aos 100 anos de idade, vítima de doença, o trigésimo nono presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, também vencedor do prêmio nobel da paz em 2002. Em vida Carter dedicou-se a causas humanitárias e defesa de direitos humanos.
Presidente dos Estados Unidos da América entre 1977 e 81, Jimmy Carter morreu aos 100 anos de idade. Prêmio Nobel de paz em 2002, Cartery é descrito como personalidade do mundo.
Carter foi eleito o trigésimo nono presidente dos EUA à margem do maior escândalo político norte americano, denominado “Watergate” envolvendo o então presidente Richard Nixon, que foi forçado a demitir-se do cargo.
Pelos democratas e antes de chegar à Casa Branca, Carter foi senador e governador da Geórgia, Estado onde nasceu em 1924. Carter sonhou e contribuiu para o passado, presente e futuro dos americanos.
O seu único mandato foi marcado por grandes acontecimentos no plano internacional. Em 1977, Carter assinou o tratado que assegurou aos Estados Unidos o controlo do Canal do Panamá até 1999.
Depois de abandonar a Casa Branca, Jimmy Carter fundou o Carter Center, em 1982, para promover o desenvolvimento, a saúde e a resolução de conflitos no mundo.
A organização Carter Center também tem destacado-se como observador de eleições. Em Moçambique, destacou-se, pela primeira vez em 1999, mas foi na sua segunda aparição em 2004, que o seu patrono lançou duras críticas à Comissão Nacional de Eleições.