A plataforma dos partidos políticos extraparlamentares convida a Renamo, MDM, PODEMOS e a todos os partidos concorrentes nas eleições gerais de 09 de outubro para privilegiar o diálogo e não as manifestações, porque, no seu entender, minam a democracia, a paz e a unidade nacional. Também, os extraparlamentares repudiam os resultados eleitorais por entenderem que não refletem a verdade.
A Plataforma de partidos extraparlamentares diz que a democracia, a paz e a unidade nacional estão em risco devido à recente onda de manifestações convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane e aderidas, também, pelos vários partidos da oposição. Para a plataforma, as manifestações foram o ponto de discórdia, que levou a sua ausência no encontro dos partidos da oposição, ocorrido na quarta-feira.
“A intenção era de estarmos juntos, mas não houve consenso. Não é bem assim que todos partidos aderiram. Por haver divergência no modus operandi, frente às manifestações, não houve consenso e nós pautamos em ausentar-nos”, disse Hipólito Couto, da Plataforma de partidos extraparlamentares.
Apesar de discordar das manifestações, a Plataforma diz não haver dúvidas de que os resultados eleitorais foram uma fraude a favor do partido Frelimo.
“A plataforma dos partidos políticos extraparlamentares repudia os resultados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições que não espelham nem reflectem a realidade atribuída aos partidos políticos”, disse.
No seu entender, os extra-parlamentares são importantes para a busca das soluções decorrentes da constatação dos resultados eleitorais e para a estabilidade da democracia.
“Neste contexto esta ponte de interligação de partidos políticos desempenha um papel preponderante para a união de todos os partidos, para um único objectivo, de salvaguardar a democracia, a paz efectiva, a unidade nacional e a remoção de todos os obstáculos que minam o desenvolvimento socioeconômico da república de Moçambique.”
A plataforma lançou um convite a todos os partidos concorrentes com vista à busca de soluções através do diálogo, pois só assim, é possível manter a estabilidade da democracia.
“Esta plataforma convida a todos os partidos concorrentes, inclusive a Renamo, MDM e o Próprio PODEMOS a se juntar na busca de soluções por via do diálogo e da justiça eleitoral e não pela violência.”