O País – A verdade como notícia

Reabilitados 22 km de diques na Província de Gaza

Foram concluídas as obras de reabilitação de 22 km de diques de protecção da bacia do Limpopo, que sofreram rombos na época chuvosa 2022-2023.

O Ministro das Obras Públicas, Carlos Mesquita, diz que a intervenção vai garantir a segurança para 1,4 milhões pessoas em cenários de cheias e inundações em na Província de Gaza.

Gaza sofre ciclicamente os feitos combinados de eventos climáticos extremos. Com a conclusão das obras de reabilitação do sistema de diques da bacia do Limpopo, amplia-se a capacidade de defesa em cenários de cheias e inundações ao longo dos distritos costeiros daquela província.

“O sistema de diques do Limpopo confere protecção de cerca de 1,4 milhões de pessoas, 103 000 de hectares de áreas agrícolas, principalmente do regadio de Chókwè, com 33 000 hectares”, informou o Ministro das Obras Públicas, Carlos Mesquita.

As intervenções, que consistiram em elevações dos diques, ocorreram em cinco perímetros críticos.

A secção do dique de Xai-Xai – Centro de Saúde foi executado cerca de 550 m de cumprimento, para Chilaulene foi executado o novo traçado de dique com cerca de 1 km de aterros, com um afastamento de cerca de 50 m da banqueta do rio.

Em Chókwè, “foram intervencionadas as secções de diques de Chókwè – Chissime e Machua, Matuba e Chilembene”, concluiu Mesquita.

Carlos Mesquita falava esta quinta-feira, em Gaza, à margem da visita de monitoria das obras de reabilitação do sistema de diques do Limpopo.

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos