No meio da onda de contestações dos resultados eleitorais, o partido Frelimo disse ontem através do seu candidato presidencial Daniel Chapo, e hoje, através da Comissão Política, que está disposto para o diálogo, entretanto, só depois da decisão final do Conselho Constitucional. Para já, o partido diz que vai marchar em todo o país para comemorar a vitória.
A Comissão Política da Frelimo reuniu-se hoje para analisar a situação das manifestações de contestação aos resultados. O partido condena a violência e reitera que Daniel Chapo está aberto a dialogar, mas só depois da promulgação dos resultados. Para amanhã, a Frelimo agendou uma marcha nacional de celebração dos resultados.
“A Comissão Política está a verificar a situação que o país está a viver e estamos preocupados e temos estado a ver focos em que temos verificado assaltos, destruição de bens públicos e privados e isto faz com que as pessoas não encontrem sossego até nas suas próprias casas. Como o candidato disse, ontem, ele está aberto para dialogar, mas, entretanto, temos de tomar em consideração o posicionamento final a ser dado pelo Conselho Constitucional”, disse Ludmila Magune.
A nível nacional a Frelimo irá sair às ruas para comemorar a sua vitória e os militantes querem demonstrar os resultados que o partido e seu candidato conseguiram.
A Frelimo está expectante que a polícia vai controlar as manifestações.