O director distrital do STAE em Nampula e os seus dois adjuntos foram detidos este sábado pelo SERNIC indiciados de envolvimento no desvio de de um milhão e trezentos mil meticais que se destinava ao pagamento de 300 Membros das Mesas de Voto. Foi possível recuperar-se mais de 400 mil meticais e o STAE provincial garante que vai pagar a todos, ainda hoje.
São 300 membros das mesas de voto no distrito de Nampula que ainda não foram pagos os seus subsídios. Estes representam 20% do total dos que estiveram a trabalhar nas 730 mesas de voto que funcionaram em todo o distrito.
Sem informação do que se estava a passar, estes decidiram pernoitar neste recinto, em péssimas condições. Esta mulher tem um bebé de apenas duas semanas.
A nossa equipa de reportagem dirigiu-se à Comissão Distrital de Eleições onde estava a decorrer o apuramento dos resultados para ouvir o director distrital do STAE sobre o assunto.
O facto é que um milhão e trezentos mil meticais que se destinava ao pagamento dos MMVs no distrito de Nampula foram desviados.
Trata-se do director distrital do STAE e os seus dois adjuntos e mais outros dois técnicos que foram detidos em conexão com este caso. Entretanto, mais de 400 mil meticais foram recuperados, e o director provincial do STAE, Luís Cavalo, foi pessoalmente tranquilizar os Membros das Mesas de Voto.
Este é mais um capítulo de um processo eleitoral que ainda está em curso.