O País – A verdade como notícia

Chuva cria lagoas no deserto de Saara

Uma chuva excepcional formou lagoas entre as palmeiras e as dunas do deserto do Saara, levando à umidade numa das regiões mais áridas do planeta. Meteorologistas alertam que estas chuvas podem afectar o tempo nos próximos meses.

São chuvas raras e que não se viam há décadas. A precipitação deixou parte do deserto de Saara inundado, concretamente no sudeste do Marrocos. Algumas regiões secas estão agora com mais água do que se viu alguma vez.

Nesta semana, o governo marroquino informou que dois dias de precipitação, no final de Setembro, superaram as médias anuais em diversas áreas que recebem menos de 250 milímetros de chuva por ano, incluindo Tata, uma das regiões mais afectadas, no sul do país.

Estas chuvas, que os meteorologistas designam por tempestade extratropical, podem alterar o curso do tempo na região nos próximos meses e anos, uma vez que o ar retém mais umidade, provocando uma maior evaporação e mais tempestades.

Seis anos consecutivos de seca colocaram desafios a grande parte de Marrocos, obrigando os agricultores a deixar os campos e as cidades e aldeias a racionalizar a água.

De acordo com a Associated Press, a abundância de precipitação vai provavelmente ajudar a encher os grandes aquíferos subterrâneos sob o deserto, que são rochas capazes de armazenar água, utilizadas para fornecer o líquido às comunidades do deserto.

O deserto de Saara, a sudeste do Marrocos, está entre os locais mais secos do mundo e raramente recebe chuvas nestas épocas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos